Como criar um blog WordPress: Guia passo a passo
O WordPress é o Sistema de gestão de conteúdo mais usado actualmente para a criação de websites dinâmicos e ela é uma óptima opção para quem quer criar um blog, e caso também possua pouco conhecimento de linguagens de programação ou mesmo sobre conceitos avançados de design.
Abordamos no artigo anterior sobre o que é wordpress, durante a criação do blog pode escolher entre o wordpress.com e o wordpress.org. De uma forma bem resumida o wordpress.com esse pode ser usado para quem quer somente se focar na produção do conteúdo, deixando o resto do trabalho para o próprio WordPess como a segurança, serviços de backup, possibilitando a escolha de um tema já criado pelo próprio WordPress, porém a condição necessária para tal é ter uma conta na plataforma.
Por outro lado, temos o wordpress.org, em que o usuário faz a gestão de quase todo o processo desde a instalação do software, a compra de domínio e a procura de serviço de hospedagem também possibilita maior personalização do website podendo ser necessário ter domínio de HTML, CSS, JAVASCRIPT, principalmente a linguagem de programação PHP que é a base do WordPess.
No presente artigo iremos nos focar na criação de um blog wordpress.org, através dos passos a seguir:
1. Escolha de domínio
A primeira coisa que deve ser feita antes da criação do seu blog é a compra de um domínio. Isso pode ser feito através de diversos provedores que podem ser encontrados na internet e durante a sua compra deve ter em conta o objectivo do seu website na escolha do nome e da extensão do domínio como, por exemplo:
.com, .org, .me, .info, .mz e mais. (Confira o artigo em dicas de como escolher extensão de domínio).
2. Escolha de uma hospedagem
Não basta somente ter um domínio próprio, é necessário contratar um serviço de hospedagem para poder colocar o seu website online e disponível para poder ser acedido por qualquer usuário. O ponto positivo é que a maioria das plataformas que oferece o serviço de compra de domínio também possibilita a compra de hospedagem, podendo encontrar pacotes que o preço reduzidos para a compra das mesmas (Confira os pacotes de hospedagem web da turbohost).
Após a compra, é necessário interligar esses dois serviços, através da configuração do servidor que pode ser feita acedendo o seu painel de configuração.
3. Download do WordPress
De seguida faça o download do codigo fonte do WordPess, que pode ser encontrado no próprio website www.wordpress.org, na língua da sua preferência.
4. Descompactar o Arquivo
Nesta fase deve ser feito o upload e descompactação do arquivo WordPress no directório do seu site. Iremos usar o painel provido pelo Turbohost. Poderá aceder o seu painel de controle através da URL exemplo: [dominio]/config sendo o usuário e senha também são fornecidos no momento da criação da conta. Após aceder o painel de controle, procure pelo gestor de ficheiros, que ira usar para aceder ao directório public_html e descompactar o arquivo WordPress.
5. Criação de banco de dados
É necessário criar o seu banco de dados, pois é nela que estarão armazenados todos os dados que serão usados pelo website. Para esse passo é só se em Banco de Dados MySQL e preencher os campos seguintes.
6. O arquivo wp-config.php
Esta etapa é uma das mais importantes de todas, pois ela é crucial para a finalização da configuração do seu website. É com base nesse ficheiro que fará a comunicação entre WordPress e a base de dados já criada. Para tal seguem-se os passos a seguir:
- Vá até o local onde descompactou o arquivo do site (public_html);
- Crie uma cópia do arquivo wp-config-sample.php;
- Renomeie a cópia para wp-config.php;
- Abra o arquivo no editor de texto;
- Preencha os destaques da imagem abaixo com os dados do banco de dados que você criou;
- Clique em salvar.
7. Finalização
Após seguido correctamente com os passos acima, o website já se encontra pronto para ser acedido, o mesmo podendo ser feito através do seu link, ex: http://seudominio.co.mz. Também é nesta fase que poderá efectuar a personalização do seu website, desde a alteração dos menus, paginas, cores e muito mais.