Como criar um blog WordPress: Guia passo a passo

O WordPress é o Sistema de gestão de conteúdo mais usado actualmente para a criação de websites dinâmicos e ela é uma óptima opção para quem quer criar um blog, e caso também possua pouco conhecimento de linguagens de programação ou mesmo sobre conceitos avançados de design.

Abordamos no artigo anterior  sobre o que é wordpress, durante a criação do blog pode escolher entre o wordpress.com e o wordpress.org. De uma forma bem resumida o wordpress.com  esse pode ser usado para quem quer somente se focar na produção do conteúdo, deixando o resto do trabalho para o próprio WordPess como a segurança, serviços de backup, possibilitando a escolha de um tema já criado pelo próprio WordPress, porém a condição necessária para tal é ter uma conta na plataforma.

Por outro lado, temos o wordpress.org, em que o usuário faz a gestão de quase todo o processo desde a instalação do software, a compra de domínio e a procura de serviço de hospedagem  também possibilita maior personalização do website podendo ser necessário ter domínio de HTML, CSS, JAVASCRIPT, principalmente a linguagem de programação PHP que é a base do WordPess.

No presente artigo iremos nos focar na criação de um blog wordpress.org, através dos passos a seguir:

1. Escolha de domínio

A primeira coisa que deve ser feita antes da criação do seu blog é a compra de um domínio. Isso pode ser feito através de diversos provedores que podem ser encontrados na internet e durante a sua compra deve ter em conta o objectivo do seu website na escolha do nome e da extensão do domínio como, por exemplo:

.com, .org, .me, .info, .mz e mais. (Confira o artigo em dicas de como escolher extensão de domínio).

2. Escolha de uma hospedagem

Não basta somente ter um domínio próprio, é necessário contratar um serviço de hospedagem para poder colocar o seu website online e disponível para poder ser acedido por qualquer usuário. O ponto positivo é que a maioria das plataformas que oferece o serviço de compra de domínio também possibilita a compra de hospedagem, podendo encontrar pacotes que o preço reduzidos para a compra das mesmas (Confira os pacotes de hospedagem web da turbohost).

Após a compra, é necessário interligar esses dois serviços, através da configuração do servidor que pode ser feita acedendo o seu painel de configuração.

Imagem do painel de configuração/Alteração DNS
Alteração de Nameservers

3. Download do WordPress

De seguida faça o download do codigo fonte do WordPess, que pode ser encontrado no próprio website www.wordpress.org, na língua da sua preferência.

4. Descompactar o Arquivo

Nesta fase deve ser feito o upload e descompactação do arquivo WordPress no directório do seu site. Iremos usar  o painel provido pelo Turbohost.  Poderá aceder o seu painel de controle através da URL exemplo: [dominio]/config sendo o  usuário e senha também são fornecidos no momento da criação da conta. Após aceder o painel de controle, procure pelo gestor de ficheiros,  que ira usar para aceder ao directório public_html e descompactar o arquivo WordPress.

gestor de ficheiros
Gestor de Ficheiros

5. Criação de banco de dados

É necessário criar o seu banco de dados, pois é nela que estarão armazenados todos os dados que serão usados pelo website. Para esse passo é só se em Banco de Dados MySQL e preencher os campos seguintes.

Criação de banco de dados MySQL para WordPress
Criação de banco de dados MySQL

6. O arquivo wp-config.php

Esta etapa é uma das mais importantes de todas, pois ela é crucial para a finalização da configuração do seu website. É com base nesse ficheiro que fará a comunicação entre WordPress e  a base de dados já criada. Para tal seguem-se os passos a seguir:

  1. Vá até o local onde descompactou o arquivo do site (public_html);
  2. Crie uma cópia do arquivo wp-config-sample.php;
  3. Renomeie a cópia para wp-config.php;
  4. Abra o arquivo no editor de texto;
  5. Preencha os destaques da imagem abaixo com os dados do banco de dados que você criou;
  6. Clique em salvar.
Edição ficheiro wp-config.php do wordpress
Configuração do banco de dados no wp-config.php

7. Finalização

criar um blog: WordPress instalado
Como criar um blog WordPress: Guia passo a passo 7

Após seguido correctamente com os passos acima, o website já se encontra pronto para ser acedido, o mesmo podendo ser feito através do seu link, ex: http://seudominio.co.mz. Também é nesta fase que poderá efectuar a personalização do seu website, desde a alteração dos menus, paginas, cores e muito mais.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *