Como tirar o fundo de imagem: saiba a importância de boas imagens

O uso de imagens, em seu significado mais amplo, sempre fez parte da cultura humana e foi evoluindo juntamente com a própria humanidade, seja no modo de realizar sua criação, de desenvolver, de fotografar, e de, mais actualmente, realizar suas edições, ao melhorar, inserir elementos em uma fotografia ou tirar o fundo de imagem.

O uso, o modo de criar e o entendimento que é dado às imagens sempre foi se expandindo com o passar dos anos.

Actualmente, elas representam informação, comunicação, modos de se expressar, etc.

E são utilizadas em meios diversos, inclusive em sites, onde desempenham um papel importante.

Uso de imagens em site

As imagens possuem muitas utilidades, e especificamente em sites, seu uso pode envolver, por exemplo, o embasamento de um fato, atracção da atenção visual em relação aos usuários, uma melhor didáctica nas explicações, etc.

Um conteúdo com imagem no lugar certo não só faz com que o site seja responsivo, mas também ajuda para que o usuário lembre-se melhor das informações e consiga usufruir de tudo o que aprendeu.

Por exemplo, quando um texto de um blog busca informar como realizar determinada tarefa, como o passo a passo de um trabalho ou como criar uma conta em um site qualquer, é importante o uso de imagens.

Tirando a captura da tela ou fotografar cada passo explicado ajuda o leitor a compreender melhor o que deve ser feito.

Além disso, lembrará melhor daquele passo em um momento futuro, pois terá não apenas a informação escrita, mas sim uma imagem mais definida em sua mente.

Imagens externas, mas que conversem com o conteúdo, também contribuem para manter a atenção do leitor.

Há a necessidade, é claro, dessas imagens possuírem uma boa qualidade, serem imagens limpas e que transmitam a essência da mensagem,

Uma boa forma de ampliar os efeitos do que se quer passar, em muitos casos, é tirar fundo de imagem, pois isso permite dar mais foco no principal.

Importância de boas imagens

Mais do que utilizar imagens no que se vai fazer, seja blog, site, rede social ou outros meios, é usar boas imagens.

De nada adianta utilizar imagens de baixa qualidade, mal trabalhadas ou que nada tenham a ver com o contexto.

Em sites de vendas, por exemplo, quando são anunciados os produtos, é preciso se ater a detalhes fundamentais, que muito contribuem para o desempenho em vendas. E isso se aplica a outras áreas igualmente.

Por exemplo, um vendedor de hambúrgueres sempre divulga seus produtos no Instagram, precisa de fotos de hambúrgueres para realizar a postagem.

Uma opção utilizada por ele, seria pesquisar na internet, imagens já prontas e bem elaboradas do seu produto.

E apesar de este método até contribuir para que o cliente, que observe aquela postagem, compreenda o que aquele vendedor comercializa, essa não é a forma mais indicada.

Isso porque, apesar de bem elaborada, essa imagem não transmitirá verdade, pois ela não representa fielmente o que será realmente comercializado.

Por isso, o ideal é o uso de imagens próprias, isto é, retiradas dos próprios hambúrgueres do vendedor.

Desse modo, será transmitida, além da mensagem que se pretende, que é a venda desses produtos, a verdade por trás da mercadoria.

Obviamente que há a necessidade de que sejam imagens de qualidade, e que principalmente, o produto também seja de qualidade.

Para isso, uma opção é tirar fundo de imagem, desse modo, tudo o que restará é o produto a ser comercializado, não havendo distracções ao cliente.

Outra opção é trabalhar com o fundo neutro, assim não haverá nem mesmo a necessidade da retirada do fundo, tendo em vista que essa neutralidade não irá interferir no entendimento final.

Trabalhar com um profissional na área de fotografia pode melhorar bastante o resultado final da imagem.

Além do mais, os profissionais podem possuir estúdios próprios, e todos os equipamentos necessários para realizar o trabalho.

Este estúdio poderia ser imóvel, isto é, seria locado em um endereço, para onde o cliente levaria os produtos. Mas também pode haver a possibilidade de todos os equipamentos serem levados para a loja, onde estariam os produtos a serem fotografados.

A própria pessoa, dona dos produtos, também pode realizar a fotografia das imagens.

É claro que é preciso o estudo sobre as maneiras de fotografar, angulação, iluminação do ambiente, etc.

Contudo, é possível também realizar um bom trabalho de modo mais econômico, apenas com um bom celular, um estúdio improvisado com equipamentos simples, e estudos sobre o tema.

Tirar fundo de imagem

Atualmente, existem várias plataformas de desenvolvimento online e que atuam com diversas ferramentas voltadas para esse segmento.

Umas das propostas é tornar o serviço prático, onde qualquer usuário possa usufruir das ferramentas, sem possuir muitos conhecimentos.

Aliás o objetivo é tornar o trabalho de design e criação fácil, para que possa ser feito por qualquer pessoa, mesmo que não possua conhecimentos na área.

Na maioria das ferramentas online, para tirar o fundo de uma imagem é preciso somente:

Passo 1 – acessar o site.

Passo 2 – importar a imagem.

Passo 3 – esperar o resultado.

Passo 4 – fazer o download.

Essa é a imagem final:

Como tirar o fundo de imagem: saiba a importância de boas imagens 1
Como tirar o fundo de imagem: saiba a importância de boas imagens 3

A imagem original, antes da retirada do fundo era assim:

Como tirar o fundo de imagem: saiba a importância de boas imagens 2
Como tirar o fundo de imagem: saiba a importância de boas imagens 4

Como é possível observar, não há perda na qualidade da imagem. É mantido todos os detalhes, por menores, pertencentes ao objeto após a retirada do fundo.

Com poucos passos é feito o processo de retirada, e tudo o que o usuário precisa fazer, como observado, é enviar a imagem e baixar a mesma, já completa.

Não há a necessidade de edição ou mediação por parte do usuário, tudo é feito de modo automático.

Desse modo, é possível ter imagens com qualidades profissionais e de forma gratuita para o seu site. Agora que já sabe da importância das imagens para os seus usuários e responsividade do seu site, que tal aplicá-las?!

Deixe uma Resposta

40% Off
Crie seu site na TurboHost
TH40OFF