Marketing de Conteúdo: o que é e como fazer uma estratégia eficaz


Uma das dúvidas dos empreendedores iniciantes está relacionada a como fazer uma estratégia de marketing de conteúdo para a marca.

Investir nesta estratégia pode ser muito interessante para conquistar clientes, fortalecer a imagem da empresa no mercado, além de potencializar as vendas.

Para isso, entender o conceito de marketing de conteúdo e como essa prática pode ser utilizada nos negócios são maneiras de chegar ao sucesso.

O que é Marketing de Conteúdo?


Basicamente, o marketing de conteúdo é uma estratégia focada na produção e distribuição de conteúdos específicos para as necessidades e interesses do público-alvo da marca.

Este é um método de marketing digital que não faz promoção directa da empresa, mas consegue atrair o público ao apresentar soluções para os seus problemas.

Para isso, os conteúdos podem ser desenvolvidos em diferentes formatos, como:

  • Artigos;
  • E-books;
  • Cases de sucesso;
  • Podcasts;
  • Vídeos;
  • E-mail marketing;
  • Posts em blogs e redes sociais;
  • Webinars;
  • White papers (E-books compactos);
  • Gráficos e infográficos.

Estes são apenas alguns exemplos dentre as diversas opções de formatos que podem ser explorados na elaboração das estratégias de Marketing de Conteúdo, visando chamar atenção da audiência e conquistar a confiança dos leads (potenciais clientes).

Como criar estratégias de Marketing de Conteúdo?

O objectivo das estratégias de marketing de conteúdo é atrair e fidelizar os leads/clientes, mantendo-os interessados e informados acerca da marca.

Além disso, ele permite levantar diversos dados que são necessários para criar estratégias e campanhas mais assertivas, visto que é possível conhecer mais sobre esses usuários.

Assim, para alcançar acções de conteúdo mais efectivas, o processo é dividido em algumas etapas como: planeamento, criação da persona (representação ideal do cliente), criação de conteúdo, distribuição e mensuração de resultados.

Algumas dicas práticas podem ajudar a obter resultados promissores nesse processo. São elas:

Crie um blog


O blog é um excelente canal para focar no aumento de audiência, ajudando no relacionamento com novos clientes e gerando um tráfego qualificado para o site.

Focar nas principais dúvidas e interesses dos consumidores pode ser uma maneira de criar materiais mais adequados, bem como definir uma frequência nas publicações, tendo em vista que os dias mais acessados podem ser identificados.

Assim, se você tem uma loja de roupas, por exemplo, é possível focar na criação de posts para o blog com assuntos relacionados a moda, estilo e beleza, conforme os temas se mostram atractivos para o público.

Deste modo, é possível chamar atenção, gerar valor para audiência, além de posicionar a marca como uma autoridade no segmento.

Aplicar práticas de SEO (Search Engine Optimization) e utilizar palavras-chave de modo estratégico, por exemplo, são acções que evidenciam mais o conteúdo de qualidade, neste caso voltado tanto para a experiência do leitor quanto regras do algoritmo, o que contribui para que mais usuários cheguem até os conteúdos do blog.

Envie e-mail marketing

Esta é uma estratégia muito eficiente para manter contacto com os clientes e ‘leads’. Um ponto interessante do e-mail Marketing é que pode ser utilizado para divulgar novidades, promoções, conteúdos e novos materiais.

Para essa estratégia, uma comunicação mais personalizada pode ajudar a criar uma conexão com o consumidor.

Segmentar a base de clientes conforme o histórico de compras e preferências são opções que podem facilitar o processo de criação dos e-mails. Aos clientes que já fazem parte da base da marca, apostar em conteúdos para fidelizá-los é uma óptima solução.


Engajamento nas redes sociais


As redes sociais são um excelente espaço para divulgar os seus conteúdos e produtos, aumentando as oportunidades de engajamento, alcance e conscientização.

A produção de posts de interesse dos consumidores permite se aproximar das pessoas, fortalecer a marca e aumentar as vendas.

As conversas diárias através de menções e comentários permite aos profissionais entenderem melhor os clientes, tomando decisões mais assertivas e estratégicas para o negócio, bem como se introduzir mais à rotina desses usuários, trazendo fidelização e relevância.

As redes sociais possuem plataformas Ads, uma ferramenta que possibilita criar anúncios e campanhas de diferentes formas para dar mais visibilidade à marca e divulgar lançamentos. As plataformas mais utilizadas para isso são:

  • Facebook Ads;
  • Twitter Ads;
  • Google Ads;
  • Instagram Ads;
  • Linkedin Ads;
  • Youtube Ads.

Essas plataformas são simples e intuitivas, possuem excelente custo-benefício e permite criar diferentes formatos de anúncios.

Utilize o Inbound Marketing

Conhecido como marketing de atracção, o Inbound Marketing é uma estratégia que ajuda a marca a ser encontrada pelas pessoas, inclusive, pode implementar o marketing de conteúdo para uma acção “mais passiva”.

No Inbound, as empresas procuram entender as necessidades dos consumidores, para depois, definir um canal de comunicação e oferecer soluções eficientes, após a demonstração de interesse, de alguma forma, por esse usuário.

A estratégia de Inbound Marketing é desenvolvida com base em quatro etapas: atracção, conversão, venda e encantamento. Colocando em prática estas fases, os profissionais podem atrair o público subtilmente.

Vantagens do marketing de conteúdo nos negócios

Existem vários ganhos que podem ser alcançados ao investir em estratégias de marketing de conteúdo, como:

  • Aumenta o tráfego do site;
  • Reduz o Custo de Aquisição de Clientes;
  • Melhora o lifetime-value;
  • Impulsiona a geração de leads;
  • Gera mais vendas;
  • Educa o mercado e o público-alvo;
  • Aumenta o engajamento com a marca;
  • Ajuda na criação e nutrição da base de clientes;
  • Permite construir redes mais profissionais e profundas de forma humanizada.

Portanto, com muitas possibilidades de conteúdos, uma abordagem personalizada e um óptimo custo-benefício, os investimentos em marketing de conteúdo são uma óptima maneira de fortalecer a marca e se consolidar no mercado.

Deixe uma Resposta

40% Off
Crie seu site na TurboHost
TH40OFF