O que é backup de informação e qual é a importância para si e a sua empresa

Alguma vez já passou por uma situação em que perdeu informações importantes como,  fotografias de momentos especiais, trabalhos escolares, relatórios e muito mais. Ou no pior caso para caso de empresas, registos de clientes, relatórios de vendas ate mesmo algum projecto.  Infelizmente situações como essas são comuns nos dias actuais onde a informação se torna cada vez mais parte do nosso quotidiano.

Existem diversos factores que podem comprometer a segurança da sua informação tais como, desastres naturais (Tempestades, terremotos, ciclones, etc.),    falhas humanas, roubos de equipamentos, degradação de equipamento hardware, até mesmo ao nível do software como ataques maliciosos e possíveis vírus.

Para evitar que a informação seja comprometida é necessário criar mecanismos que possam garantir a segurança da mesma, e uma delas é através do backup de informação.

Backup de informação, é  um mesmo que efectuar uma cópia segura da informação de um lugar para o outro, de modo a ser acedida a uma dada altura, caso a original tenha sido comprometida.

Felizmente nos dias actuais existem diversos mecanismos para fazer o backup de informação e poder evitar as possíveis consequências resultantes da sua perda tais como:

Backup em dispositivos físicos

Nesse caso pode ser feita a cópia de informação que é considerada importante para alguns dispositivos físicos tais como: um USB flash drive (Pen Drive), cartão de memória, ou mesmo discos externos. É necessário também garantir a segurança desses mesmos dispositivos, pois elas podem ser a nossa última alternativa para poder recuperar os dados.

É importante definir o intervalo de ‘backup’ de dados, dependendo da quantidade da mesma que é produzida, podendo ser por hora, diário semanal ou ate mesmo mensal.

Backup em plataformas virtuais

Existem diversos serviços grátis e pagos que possibilitam o armazenamento de informação para backup através de computadores na  nuvem. Um computador na nuvem ou servidor online é o mesmo que uma maquina virtual, que pode ser acedido remotamente a qualquer momento, é considerada a forma mais segura de armazenamento de informação, pois é bastante reduzida a possibilidade de perder a informação contida nela.

Outra vantagem de fazer o uso de computadores em nuvem esta na possibilidade de ter espaço quase infinito, evitando aquela preocupação tida nos  armazenamentos em dispositivos físicos a da memória cheia. Também possibilidade que os mesmos dados possam ser acedidos em simultâneo por diversas pessoas ou colaboradores.

Alguns softwares disponíveis podem ser configurados para que os backups possam ser feitos automaticamente, embora alguns deles já façam  por padrão.

É necessário também que se definam as políticas de segurança de informações para o caso de empresas, para tal poderá contratar o pessoal técnico IT para que possa cuidar desses procedimentos e responder adequadamente em caso alguma eventualidade.

Você sabia?

A Turbohost oferece opção para realizar backups em todos os planos de alojamento web.

Como pudemos perceber neste artigo, o backup de informação é algo bastante importante e deve fazer parte do nosso dia-a-dia, pois o mesmo ajuda a garantir que informações importantes possam ser armazenadas em segurança a fim de evitar futuros prejuízos resultante das perdas.

Então, está preparado para gerar seus próprios backups? Se tiver outras dúvidas sobre o assunto, compartilhe connosco no espaço para comentários abaixo.

Deixe uma Resposta

40% Off
Crie seu site na TurboHost
TH40OFF