O que é um portefólio

A internet quebrou várias limitações geográficas, ou seja, hoje em dia é possível viajar pelo mundo através da mesma sem a necessidade de sair de casa, o que proporcionou diversas oportunidades como para quem pretende criar e expandir a sua careira. Uma das formas é através da criação de portefólios que tem sido bastante usado atualmente.

No presente artigo iremos falar sobre os portefólios desde os conceitos, vantagens e as diversas formas de criar um.

O que é um portefólio

De uma forma bastante resumida, um portefólio é uma coleção de trabalhos seja de um indivíduo ou empresa. São trabalhos que geralmente seguem um nicho e através deles pode se atrair mais clientes, pois são constituídos por melhores trabalhos feitos. Grande parte dos portefólios atuais tem sido feitas usando plataformas digitais, quer através dos ‘websites’ ou mesmos o uso das redes sociais especificam para tal.

Qual é a vantagem de se ter um portefólio?

Existem diversas vantagens de se ter m portefólio tais como a criação de maior credibilidade, pois uma vez mostrados os melhores trabalhos, os clientes estarão convencidos de que estão no lugar certo para o serviço que eles procuram. Um portefólio é um modelo prático de mostrar os seus trabalhos, pois não se limitar em descrevê-lo mais sim, mostra-los para que seja de alguma forma imersiva, cativando a atenção das pessoas e fazendo com que os mesmos queiram algo similar. Também podem servir de um histórico de trabalhos já feitos, pois através do mesmo poderão ver de onde partiu e qual é a linhagem das mesmas.

Como criar um portefólio?

Existem diversas ferramentas para poder criar um portefólio, e isso também irá depender do tipo de conteúdo que por sua vez dependente da área da atuação seja de um indivíduo ou organização. Não basta somente adicionar projetos a sua coleção e chamar de portefólio, É necessário ser selectivo isso de forma estratégica para que possa gerar o impacto necessário. Algumas dicas podem ser seguidas para que possa tornar o seu portefólio impecável.

Defina o objectivo

Antes de mais nada é necessário definir qual é o objectivo da criação da mesma, pois a através do objectivo que ira se decidir onde e como fazer o próprio portefólio. Quanto maior clareza dos objectivos, mais fácil serão de prosseguir e usar canais que melhor irão ajudar a alcançá-los.

Escolha o canal

Após definir os objectivos é necessário usar um canal apropriado para a exibição do mesmo. Pode se usar um website para tal ou algumas redes sociais dependendo do tipo de informações que pretende-se mostrar ou ate mesmo usar um documento digital, como o PDF.

Selecione os melhores projectos

Uma bela galeria de arte não é definida com os projectos que la estão, mas sim com os que não foram usados para exibição. É necessário ser seletivo nos projectos que serão apresentados, para isso deverão ser os melhores e trazer sempre algo único por de traz. Uma forma que poderá ajuda-lo na escola do projecto é questiona-se qual dos seguintes projectos melhor representa os seus serviços?

Mantenha a simplicidade

A simplicidade é a chave. Um portefólio minimalista ira conduzir diretamente o visitante ao objectivo e mostrar de forma clara qual é o potencial que o mesmo poderá proporcionar. Uma das formas de manter a simplicidade é de remover as distrações e aquilo que não é essencial, como exemplo seria somente mostrar poucas imagens no caso de um fotógrafo, mas as mesmas devem ter o potencial de cativar a atenção do visitante. Nos websites podem ser usados layouts simples, que facilitem a navegação durante a demostração do projecto.

Atualize

É necessário manter sempre atualizado os projectos, colocando sempre os projectos recente. Isso irá mostrar que ainda se encontram cativos para maios um projecto pois através dos projectos recentes é possível ver algumas melhorias em relação aos projectos passados.

Conte história

Não há melhor coisa que uma história bem contada. Uma boa história vende, e é assim que um projecto não se limita numa componente visual, mais atravessam para a parte emociona.

Uma das formas de contar uma boa história é de mostrar os processos que estiveram por de trás do trabalho, as justificativas das técnicas usadas desde o problema até a solução. Isso irá conectar mais os usuários ao produto.

Partilhe

Não basta criar um portefólio, é necessário partilhar com o mundo, pois só assim poderão saber do que cada um de nos é capas.

Gostou do artigo, comente abaixo e caso tenha um portefólio partilhe connosco.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *